AIBA E ABAPA entregam 15 toneladas de doações na cidade de Jiquiriça

Text Resize

-A +A

Compartilhar

05/01/2022

 

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e a Associação Baiana de Produtores de Algodão (ABAPA) entregaram, hoje (05), 15 toneladas de alimentos, água e outros donativos às pessoas que vêm sofrendo os impactos das fortes chuvas no município de Jiquiriça. As mesmas instituições já haviam feito doações às cidades de Itapetinga e Ilhéus, sempre em articulação com o Governo da Bahia.

 

A Secretaria da Agricultura do Estado (SEAGRI) também vem agindo para amenizar o sofrimento daqueles que estão desalojados e perderam casas ou pertences, durante o período das chuvas. Criou um grupo de trabalho para coletar informações e acompanhar os impactos causados pelas tempestades nos municípios atingidos, bem como vem construindo um plano de ação para atender as regiões mais afetadas.

 

Com autorização do Governo do Estado, a SEAGRI iniciou processo de aquisição de cerca de 60 equipamentos que serão entregues a prefeituras municipais e consórcios regionais de desenvolvimento, com vistas a minimizar os impactos causados a produtores rurais. As máquinas serão utilizadas na reforma de estradas vicinais e demandas variadas de infraestrutura, respondendo à necessidade de se reorganizar os municípios atingidos quanto à circulação em seu território e escoamento das produções. São rolos compactadores, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras e motoniveladoras, em um investimento inicial de aproximadamente R$ 40 milhões.

 

Somado a tudo isso, a SEAGRI vem agindo junto às instituições financeiras, no sentido de buscar facilitar o acesso às linhas de créditos por parte dos produtores rurais. A Secretaria da Agricultura da Bahia também aderiu à campanha “Bahia Estado Solidário”, que arrecada e distribui doações entre os desabrigados das chuvas.

 

“Venho ressaltando essa relação de proximidade entre a SEAGRI e os municípios baianos, os nossos territórios rurais. E em um momento como este, essa proximidade nos move a trabalharmos incansavelmente na busca por ações e soluções que minimizem o sofrimento daqueles que foram mais atingidos no recente período de tempestades. Por outro lado, agradeço os esforços de instituições como a AIBA e a ABAPA, que vêm contribuindo muito com nossos irmãos baianos”, comentou o titular da SEAGRI, João Carlos Oliveira.

 

Texto: Ascom SEAGRI
Foto: Divulgação