Secretário visita Embrapa e Instituto Tecnológico, em Aracaju

Text Resize

-A +A

Compartilhar

04/10/2021

O Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (CETAB),  importante equipamento para o agronegócio, vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), vai passar por adequação/modernização, inclusive, com a implantação de um novo laboratório de análise de agrotóxicos. 

Para viabilizar as obras, além das articulações que o secretário da Agricultura, João Carlos Oliveira,  está fazendo junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, para aporte de recursos financeiros,  ele está visitando laboratórios com expertise no tema, visando possível intercâmbio de conhecimento. 

Para isso, na última sexta-feira (01), João Carlos e equipe técnica da Seagri visitaram o Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe, onde foram recebidos pelo seu presidente, Kaká Andrade,  a diretora Técnica, Lúcia Calumby que, em conjunto com os técnicos do Instituto, explicaram o funcionamento dos laboratórios que fazem análises em água, solos, alimentos, folhas e fertilizantes. 

Ainda durante a visita, a diretora técnica, Lúcia Calumby, compartilhou informações sobre o novo equipamento (cromatógrafo líquido acoplado a espectrômetro de massa - LC- MS/MS) e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos para implantação de análises de resíduos de agrotóxicos em água e alimentos. 

Durante a visita, o secretário da Agricultura do Estado de Sergipe, Zeca da Silva, se juntou à comitiva, e também teve a oportunidade de compartilhar com João Carlos Oliveira, informações do segmento em seu Estado.  

Embrapa: Outra importante visita técnica foi à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), também em Aracaju, com o mesmo objetivo, uma vez que a instituição tem expertise em desenvolver pesquisas que visam o beneficiamento às culturas das regiões onde esta instalada. 

Lá, a equipe da Seagri foi recebida por técnicos e pesquisadores, Hélio Wilson, Alexandre Nizio, Marcus Aurélio e Marcelo Fernandes, que explicaram a atuação da Embrapa, apresentaram algumas publicações científicas e ressaltaram que em outra oportunidade já deram apoio à Seagri e se colocaram à disposição para contribuírem, no que for possível, para o fomento da agricultura no Estado.  

 

 

Texto: Ascom/SEAGRI
Fotos: Div./Ascom SEAGRI