Portal digital da Seagri deve reunir dados sobre produção agrícola na Bahia

Text Resize

-A +A

Compartilhar

17/09/2019

Bahia Notícias

 

O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Lucas Costa, anunciou, em entrevista ao Bahia Notícias, o desenvolvimento de um portal que deverá reunir dados sobre a produção agrícola do estado. A plataforma, que deve ser lançada na Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) deste ano, trará ainda um mapa com informações úteis para investidores e produtores rurais.

 

Lucas Costa explicou que essa é uma iniciativa promovida junto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) e outras vinte entidades. A primeira etapa, de acordo com o responsável pela pasta "a primeira etapa está praticamente concluída" e com a implementação completa da ferramenta se saberá qual o território que melhor produz e qual tipo de cultivo é o mais indicado para cada localidade.

"A gente está absorvendo os dados do IBGE e colocando por município. Vamos disponibilizar pela internet para que o produtor saiba onde é que está a produção na Bahia, quais são os principais produtos, fazendo também um canal do investidor", completou. 

 

Para o desenvolvimento do portal as iniciativas municipais de levantamento devem ser aproveitadas para oferecer dados mais atualizados - já que o último Censo Agropecuário do IBGE foi feito em 2017 e o próximo só deve acontecer em 2027. "A partir dessa geração de dados pelo portal a gente tende a fazer parcerias com os municípios para corrigir os dados até via imagens de satélite", ressaltou.

 

Conforme alegou Costa, o portal "vai ajudar muito o produtor". "É um produto inovador, da forma como a gente está fazendo não tem em nenhum outro estado do Brasil".

 

Por Lucas Arraz / Bruno Leite

 

Foto: Ascom Seagri / Heckel Júnior 

 

Link matéria completa: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/17980-portal-digital-da-seagri-deve-reunir-dados-sobre-producao-agricola-na-bahia.html