INEMA REALIZA PLENÁRIA ELEITORAL PARA RENOVAÇÃO DO CBH DO RIO ITAPICURU

16/04/2018
inema
Desenvolvimento Agrícola

Com o objetivo de fortalecer o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Itapicuru o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou nesta quinta-feira (12), na Unidade Regional Piemonte da Diamantina, em Senhor do Bonfim, o processo de renovação eleitoral do colegiado. Na ocasião, além de representantes do Inema, estiveram presentes segmentos da sociedade civil, poder público e usuários.

Na mesa de abertura da plenária estiveram presentes o Chefe de Gabinete (CG) do Inema, Welton Rocha, que representou a diretora geral Márcia Telles, o coordenador de Interação Social (CODIS), também do Instituto, Rob Roy, a coordenadora da Unidade Regional Piemonte da Diamantina, Thaise Loiola de Sá e o membro da Comissão Eleitoral, Eleilson Gama de Oliveira.

Welton Rocha, durante o seu pronunciamento aproveitou para alertar sobre a importância do trabalho de mobilização constante e parabenizou todos envolvidos no processo. “Precisamos parabenizar todos envolvidos nesse processo eleitoral, todos os segmentos sociais, prefeituras, usuários, técnicos, todos aqueles que, na verdade, estiveram envolvidos direta e indiretamente. Sabemos que não é fácil, pois o nosso estado é de grande extensão e não tem condições de chegar em todos esses lugares. Acredito que essa mobilização tem que ser um processo constante de todo comitê”, ressaltou o chefe de Gabinete.

Um dos responsáveis pelo processo Rob Roy afirmou ser bastante gratificante ter feito parte de mais uma etapa do ciclo de renovação do comitê. “Sabemos a importância desse momento para todos que vivem o CBH do Rio Itapicuru, então é bastante gratificante finalizar os trabalhos ciente que tudo ocorreu como planejado”, disse o coordenador.

Durante os trabalhos conduzido pelo técnico da Diretoria de Unidade de Conservação (DIRUC) Josué Calmon, por intermédio da Diretoria de Estudos Avançados do Meio Ambiente (Deama), da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) a técnica Isabela Santana), proferiu uma palestra sobre o sistema de recursos hídricos, gestão participativa e o papel do membro de CBH, que faz parte do módulo do curso Gestão Pública das Águas, além de tirar dúvidas pertinentes ao tema.

Renovação Eleitoral – A renovação dos membros dos comitês é um momento estratégico para reafirmar a gestão participativa, além de reoxigenar o comitê com uma nova composição de colegiado e diretoria, ampliando a participação dos segmentos sociedade civil, poder público e usuários incentivando estratégicas e mecanismos que garantam a conservação efetiva e eficiente. Uma vez nos Comitês de Bacias Hidrográficas esses representantes assumem a responsabilidade da gestão participativa das águas na Bacia Hidrográfica onde moram, juntamente com o Estado. Já os membros do Comitê da Caatinga buscam auxiliar nas diversas situações ambientais intensificando a importância deste bioma.

Exibir no Canal do Agroinvestidor?