Tecnologia virtual leva o campo para a cidade em shopping center de Salvador

Text Resize

-A +A

Compartilhar

14/07/2017
FAEB
Area de Interesse 
Agronégocio

Já pensou em viver a experiência de tirar leite da vaca, interagir com cavalos, porcos, bezerros, galinhas e pintinhos, sem precisar sair da cidade? Ver esses animais de perto no meio urbano, num ambiente que não é o zoológico? E que tal caminhar por plantações de milho, laranja e eucalipto em pleno shopping center em Salvador? Pode parecer impossível, mas entre os dias 19 e 25 de julho, o SENAR vai reunir tudo isso com a ajuda da tecnologia de realidade aumentada, no Shopping Salvador.

A ação será montada na Praça Central do Salvador Shopping (Piso L1), e estará disponível para a visitação do público no horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 9h às 22h; e domingo, das 13h às 21h.

Essa tecnologia vai proporcionar a interatividade do público com imagens virtuais, fazendo com que as pessoas se aproximem da vida no campo.  A ação é parte da campanha “Uma janela para o futuro” e marca o início das comemorações dos 25 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

A ação

O mundo real e o virtual se misturam na projeção de figuras em um cenário filmado, o que visto de forma simultânea, em um telão separado, passa a incrível sensação de acontecer no momento presente. Principalmente para as crianças que vivem na capital, essa também é uma ação educativa. Uma grande oportunidade de ter contato com o ambiente rural, conhecer a vida no campo, e saber, por exemplo, a origem do leite consumido diariamente por elas, após ser industrializado e embalado.

A ação também mostra o potencial do campo, onde está o segmento que mais contribui para o crescimento da economia do Brasil e da Bahia: a agropecuária. Além disso, evidencia o trabalho que o SENAR desenvolve no meio rural, levando formação profissional, ações de promoção social e assistência técnica para o campo, de forma completamente gratuita. Só em 2016 foram mais de 3,4 milhões de brasileiros atendidos.

“O setor rural é o presente e o futuro do País. No campo, a gente ainda tem uma carência muito grande de profissionais qualificados e o SENAR tem capacitado essas pessoas. É uma grande oportunidade e um mercado de trabalho muito bom para o jovem. Se ele quiser ingressar numa carreira profissional voltada para o campo, o SENAR tem tanto cursos livres, como cursos técnicos. E ainda a faculdade CNA,  que oferta cursos de graduação e pós-graduação, na sede em Brasília, e a distância na área de gestão para melhor qualificar o seu público”, destaca a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Andréa Barbosa Alves.

Veja no vídeo abaixo uma demonstração da ação que aconteceu em Brasília:

 

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Exibir no Canal do Agroinvestidor? 
0