Pescadores e aquicultores participam de seminário no Centro Tecnológico da Pesca, em Santo Amaro

Text Resize

-A +A

Compartilhar

09/02/2017
Ascom Seagri
Area de Interesse 
Agronégocio

Pescadores e aquicultores participam de seminário no Centro Tecnológico da Pesca, em Santo Amaro

Mais de 100 famílias de pescadores e aquicultores participaram hoje (09), da abertura do Seminário de Mobilização Participativa da Cadeia da Pesca e Aquicultura, realizado pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (SEAGRI), e pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado (CVTT), no município de Santo Amaro da Purificação. Representando o governador Rui Costa no evento, o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, ressaltou que “Estamos discutindo a política de governo diretamente com o produtor. A gente quer aplicar os recursos, e saber de vocês que estão na ponta, a real necessidade e de que forma os recursos podem ser aplicados, com mais eficiência e efetividade. É dessa maneira, que num momento de restrição orçamentária, cada real é melhor aproveitado”.

Bonfim também pontuou a importância do CVTT. “Trata-se de um modelo que dá certo, e funciona, exemplo que pode ser replicado em outras regiões do Brasil. Todos os pescadores e marisqueiras devem sair do seminário com a missão de multiplicar a importância deste equipamento, pronto para receber pessoas de outras regiões da Bahia, além do Recôncavo. Nós temos no CVTT um laboratório que vai ter produtos certificados pela ADAB, portanto o pescador e a marisqueira podem trazer os seus produtos, e com o selo da associação, terão condições de comercialize-lo em todo o Estado.

O Seminário, que acontece até amanhã (10), é um evento técnico e parte das ações precursoras para implementação dos projetos contemplados no Edital 06/2016, que foi lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com o apoio da Bahia Pesca, com recursos do Banco Mundial da ordem de R$ 20 milhões, destinados a atender 5.894 famílias da agricultura familiar. A iniciativa faz parte das ações do Programa Bahia Produtiva.

Reinaldo Oliveira dos Santos, presidente da Colônia dos pescadores Z 34, mais conhecido como Zé Neguinho, falou sobre a importância do seminário.  “O evento traz grande valorização aos pescadores e marisqueiras, pois oferece possibilidade de melhoria de vida para esses trabalhadores". O presidente destacou ainda a boa estrutura do CVTT.

De acordo com o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, o evento tem “o objetivo de construir um Cardápio de Cursos Práticos e Teóricos, em conjunto com 56 entidades de pesca e aquicultura que participaram do Edital, visando proporcionar conhecimentos técnicos aos associados de forma a capacitá-los para a implementação dos subprojetos apresentados no processo de seleção do Edital 06/2016, possibilitando o alcance dos resultados esperados”, explicou o presidente.

O Seminário

O evento contou hoje com a apresentação do Programa Educacional de Qualificação e formação de Mão-de-Obra, voltada à pesca e aquicultura e com a apresentação da Proposta de Metodologia do Seminário de Mobilização com as lideranças das entidades, além de dinâmica e formação dos grupos de trabalho em oficinas.

Amanhã, em momentos conjuntos, entre representantes dos empreendimentos, especialistas e técnicos, haverá a apresentação dos produtos sistematizados com os respectivos conteúdos, avaliação do evento e alinhamentos entre os participantes.

Exibir no Canal do Agroinvestidor? 
0