Farinha de copioba ganha selo de qualidade no município de Nazaré

Text Resize

-A +A

Compartilhar

01/07/2013
Farinha de copioba ganha selo de qualidade no município de Nazaré
 
 
 
 
A Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) concedeu o Selo de Identificação de Produto da Agricultura Familiar da Bahia (Sipaf) à farinha de copioba fabricada pelo agricultor familiar Edilson Santos de Santana, 33 anos, no Vale do Rio Copioba Açu, município de Nazaré, no Recôncavo. A ação objetiva fortalecer a identidade social da agricultura familiar perante os consumidores.
 
O produto contemplado tem tradição. Edilson já trabalha com a farinha de mandioca há mais de 20 anos, seguindo tradição passada de pai para filho. A produção é acompanhada pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Seagri, que presta Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na cadeia produtiva da mandioca. Os produtores são orientados para a escolha das manivas, preparo do solo, adubação adequada e colheita.
 
DAP – O engenheiro agrônomo da EBDA, Manoel Brito, chefe do Escritório de Nazaré, informou que a EBDA também é responsável pela emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que permite o acesso do agricultor familiar às políticas públicas governamentais. "A DAP concedida a Edilson Santos foi fator determinante para que ele recebesse o selo."
 
Segundo o técnico da EBDA, Francisco Alves Vieira Filho, que assiste o agricultor, o selo é o reconhecimento da tradição secular da produção desse tipo de farinha, muito procurada pela qualidade superior.
 
Sabor – Conhecida pelo sabor diferenciado, sem acidez, a farinha de copioba tem característica bem marcante, já que se apresenta mais fina e bem torrada, diferente da tradicional. As variedades de mandioca usadas por Edilson Santos são "cigana e motoboy (Manihot esculaita), que, de acordo com Francisco Alves, são ideais para a produção da farinha de copioba.
 
Em 2012, o agricultor foi indicado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, para representar o Brasil em evento sobre a produção de alimentos de qualidade, na Itália – o ‘Salone Internazionale Del Gusto’. Ele apresentou a farinha de copioba para o público europeu, onde demonstrou a boa qualidade do produto.