Revista Bahia Agrícola (Saiba mais)

Text Resize

-A +A

REVISTA BAHIA AGRÍCOLA

 

INFORMAÇÕES:

(Capa da última edição - mar/2013)
A revista Bahia Agrícola tem uma larga distribuição e um amplo reconhecimento como um instrumento eficaz de informação e de excelente qualidade. Editada a partir de 1995, a Bahia Agrícola é uma publicação técnica com o objetivo de divulgar estudos de interesse da agricultura baiana, produzidos pelo corpo técnico da SEAGRI e órgãos vinculados e colaboradores externos.

O referido periódico tem contribuído para uma discussão mais consistente sobre o cenário agrícola do Estado, sinalizando seus problemas, apresentando alternativas de investimentos e os avanços tecnológicos, enfim, delineando o perfil das transformações ocorridas no novo rural que se apresenta.

Com esta publicação a SEAGRI amplia seu papel no sentido de difundir ações e estudos que venham contribuir para o avanço da economia agrícola no país, facilitando o escoamento de uma produção técnico-científica desenvolvida na Bahia.

A revista é composta pelas seguintes seções fixas: Apresentação – retrata a proposta da edição e o momento agrícola do Estado; Agrossíntese - traz os números e a análise detalhada das safras e o que de mais relevante ocorreu no mercado de produtos agrícolas no ano corrente; Comunicação - artigos mais abrangentes, de opinião, de construção mais simples; Socioeconomia - artigos com abordagens mais complexas, de recomendações técnicas, estudos mais específicos, que apontam caminhos objetivos para a convivência competitiva do homem com a realidade; Pesquisa Agrícola - com contribuições que, acima de tudo, possam ser adotadas pelos sistemas de produção, proporcionando-lhes maior grau de eficiência e rentabilidade; e Informações e Serviços - que disponibiliza notícias atuais sobre a agricultura, sobre as ações da SEAGRI, divulga a produção bibliográfica agrícola, e abre espaço para a opinião do leitor com a subseção Cartas, que traduz de modo direto e verdadeiro, como a informação divulgada está chegando ao usuário, um valioso indicador.

Os artigos, preferencialmente inéditos, são avaliados pelo Conselho Editorial constituído e os selecionados passam por uma diagramação específica de acordo com a formatação adotada pela revista. A editoração pode sugerir alterações na composição dos artigos que são repassadas aos autores para aprovação. Os autores são informados por e-mail da seleção dos artigos e demais procedimentos adotados.

Os autores dos artigos selecionados para publicação são incluídos no Perfil Bahia Agrícola, também disponível no Portal Seagri, que disponibiliza para o grande público, os dados profissionais de cada autor/colaborador da revista e os artigos publicados com os devidos resumos. Os autores recebem cinco exemplares da edição que veicula seu texto e dois exemplares de cada nova edição.

A edição é integralmente disponibilizada na web: www.seagri.ba.gov.br, o que amplia consideravelmente o número de usuários da revista; as normas para publicação de artigos estão disponíveis no mesmo citado endereço eletrônico.

O processo editorial (comunicação autor/editor, seleção, diagramação, definição de imagens e composição gráfica, revisão de originais e de impressão) é realizado pela Coordenação de Informação da Seagri. Contatos: agronews@seagri.ba.gov.br; (71) 3115-2783; Responsável editorial: Rosangela Barbosa Machado.